Receita de Cocada Fácil de Fazer


Cocada

A Cocada é um doce muito consumido no Brasil, tem origem africana e se popularizou no país ainda na época da colonização.

Então confira abaixo a receita completa de Cocada!

Cocada

Ingredientes Para Cocada :

2 ½ xícaras (de chá) de coco fresco ralado grosso (cerca de 500 g)

1 ½ xícara (de chá) de açúcar

1 xícara (de chá) de água

Modo de Preparo Para Cocada:

Primeiramente em uma panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela – isso evita que a calda fique queimada até atingir o ponto de fio.

Coloque a panela no fogo médio e em seguida deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio. Para verificar se o ponto está certo mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.

Coloque o coco na calda e em seguida misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer muito para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.

Leve a cocada (com a calda) para uma tigela e deixe descansar por cerca de 5 minutos. Durante esse tempo, unte uma assadeira grande com manteiga (se preferir, utilize uma assadeira antiaderente). Modele a cocada com auxílio de duas colheres e transfira para a assadeira, uma ao lado da outra ou como preferir.

Por fim deixe a Cocada em temperatura ambiente por cerca de 1 hora ou até as cocadas secarem. Elas ficam durinhas por fora, mas ainda úmidas por dentro. Sirva fria.

Se gostou dessa receita avalie e comente!

Veja Também:

Receita de Pudim Lisinho e Sem Furinhos

Receita de Caldinho de Feijão Com Bacon

Como Fazer Pudim de Caneca Fácil

Como Fazer Panqueca Fit de Banana com Aveia

Receita Saborosa de Churros de Chocolate