Deliciosa Receita de Bolo Panetone de Natal


Bolo Panetone de Natal

Esse delicioso Bolo Panetone de Natal é perfeito, pois é uma receita fácil e prática de fazer. A receita de Bolo Panetone é ótima, então confira abaixo a receita completa de Panetone de Natal.

Ingredientes

  • ½ xícara de água
  • 1 tablete de fermento biológico fresco
  • 1 xícara chá de farinha de trigo

Modo de Preparo Para Bolo Panetone de Natal

Em uma tigela, misture o fermento e a água para dissolver, então Adicione a farinha e mexa bem com uma colher até adicionar todo o líquido. Cubra com um filme (ou pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos ou até que a mistura suba e seja ventilada.

Receita para a massa

Ingredientes Para Panetone de Natal

  • 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 gemas
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de leite
  • ½ colher (chá) de sal
  • 75 g de manteiga em ponto pomada
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • 1 colher (sopa) de extrato de baunilha
  • raspas de 1 laranja
  • 1 colher (sopa) de vinho tinto
  • ⅔ de xícara (chá) de uvas-passas
  • 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
  • óleo a gosto para untar as mãos
  • manteiga a gosto para assar

Modo de preparo 

Reserve 2 frigideiras pantone descartáveis ​​com 15 cm de diâmetro (500 g) e 8 varas de churrasco.

Coloque ¼ xícara (chá) de farinha de lado, mexa e coloque o restante em uma tigela. Misture com açúcar e sal e reserve.

Então depois que a esponja estiver pronta, comece a fazer a massa final. Em uma tigela grande, adicione a gema de ovo e o leite e mexa bem com um garfo. Adicione a esponja e misture com uma colher de pau, pois não há necessidade de retirar a esponja completamente, apenas misture com os ingredientes secos.

Então adicione o seco à mistura de gema de ovo, mexa bem com uma colher e misture todos os ingredientes para formar uma massa – a princípio parece uma massa seca e pesada, mas perde rapidamente, se você quiser. Adicione as raspas de limão e laranja, extrato de baunilha e vinho. Misture novamente.

Nota: É importante que a manteiga esteja no ponto de unguento, que é macio, mas não derreteu. Se estiver muito frio, leve ao microondas por alguns segundos. Adicione a manteiga à massa em três etapas, mexendo bem com uma colher de pau após cada adição, dobre e passe a massa sobre você. Nesse momento, começará a ficar mais viscoso.

Continuação

Ainda na tigela, comece a amassar a massa, pois por ser densa, elástica e um pouco pegajosa, o melhor é amassar com uma colher de pau. Esticar, girar e dobrar a massa em si não requer força. No processo de amassamento, acrescente aos poucos a farinha de trigo reservada. Sove a massa por pelo menos 10 minutos, ela fica mais lisa, elástica e menos pegajosa. Se quiser, pode amassar em velocidade baixa na batedeira com gancho – pare de mexer na metade do tempo, vire a massa e raspe as laterais da tigela para amassar por igual.

Adicione frutas cristalizadas e passe e misture bem.

Usando uma espátula (ou um pouco de óleo nas mãos), arrume a massa em um círculo – não precisa ser uma bola perfeita, desde que cresça uniformemente. Cubra com um filme (ou pano) e deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas ou até o volume aumentar ⅔.

Então lubrifique a bancada com um pouco de óleo e transfira os materiais plantados para a bancada. Use uma faca (ou espátula de padeiro) para dividir a massa em duas partes, então abra a massa: Coloque as mãos em um dos lados da massa, gire e esprema a massa na bancada para formar uma bola.

Transfira as duas massas para a assadeira, cubra com filme (ou pano) e deixe descansar por uma hora e meia.

Quando o tempo do panetone for de 30 minutos, pré-aqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Antes de levar ao forno, use uma navalha (ou faca bem afiada) para fazer um pequeno corte transversal no panetone, então coloque um pedacinho de manteiga no centro de cada corte, cerca de ½ colher de chá (chá), e coloque o panetone na assadeira.

Preparo para assar

  1. Asse por cerca de 40 minutos ou até dourar. Se os Panettones ficarem marrons na metade do tempo, cubra cada um deles com um pedaço de papel alumínio para que possam ser cozidos sem queimar a superfície. Verifique se estão assados, passe um palito no centro da massa, se sair limpa, estão prontos.
  2. Assim que o panetone sair, improvise os recursos usados ​​pelos padeiros profissionais: a ideia era resfriar o panetone. Para fazer isso, insira dois palitos de cada lado como se fossem duas alças de panela forradas. Vire a massa de cabeça para baixo e coloque a ponta do palito em cima das duas pilhas de livros (ou dois pratos altos). Deixe inverter até esfriar – para que a massa não perca o volume ao esfriar. Em seguida, coma-o com frutas frescas ou guarde o panetone em um saco plástico para que não seque em 5 dias.

Gostou da receita de Panetone caseiro? então comente abaixo.

Veja Também