Culinária italiana: Conheça Alguns Deliciosos Pratos e Muito Fáceis De Preparar

Sendo uma das melhores culinárias do mundo, a comida italiana é uma das queridinhas, você concorda?

Desde as entradas, até as sobremesas, a comida italiana ou culinária italiana é uma verdadeira paixão. Claro que quando se fala em comida italiana nos vêm à cabeça, um bom macarrão, a pizza, mas não é só isso. Há diversos outros pratos muito apreciados.

Por isso, neste artigo queremos que você conheça alguns pratos típicos italianos e sobremesas que se você ainda não experimentou, precisa.

São pratos originais ou que foram sendo aos poucos desenvolvidos em todo o território italiano.

Confira!

 

Bruschetta de Presunto, Queijo e Rúcula

É um tipo de antepasto que pode ser servido como lanche. Para fazê-lo, usa-se o pão que geralmente é levemente tostado com azeite e seu recheio leva várias opções.

Há os que gostam de presunto de Parma e rúcula para dar um sabor há mais e para decorar.

 

Bisteca fiorentina

É da região da Toscana ela já foi considerada uma top comida em todo o mundo.

A bisteca é tirada da vaca de raça Chianina. Seu preparo deve ser assado. E conforme a tradição italiana, a carne é servida acompanhada de um bom vinho de origem toscana, na maioria das vezes.

 

Nhoque de ricota com espinafre

O Nhoque é feito da batata ou mandioca com farinha de trigo. Para servi-lo, usa-se diversos tipos de molhos como o do tipo bolonhesa, molho branco ou sugo.

Você pode ainda buscar uma receita e fazer uma versão de ricota com espinafre e molho de tomate.

 

 

Risotto

Como você sabe, cada parte da Itália tem seus pratos próprios ou mais apreciados. Em Milão, por exemplo, um prato muito apreciado é o risoto, que se formos colocar ao pé da letra, risoto significa “pequeno arroz”.

O risoto pode ser feito com os ingredientes que você preferir. Há o risoto de calabresa, de costela, tomate seco, de fungos.

mas uma versão muito famosa é chamada de “alla milanese”, em que sua base é açafrão.

Arancino

Ele é basicamente um bolo de arroz, feito com recheio. E seu recheio tradicional é o ragu de carne. Mas seu recheio pode ser de tomate, ervilha, beringela, e outros sabores, varia do gosto de cada um.

Ele é frito, por isso para aqueles não gostam de frituras… riss.

 

Ossobuco

É um prato da Lombardia, situada ao norte da Itália. O Ossobuco é um corte do boi não muito nobre; é o músculo traseiro do boi.

Literalmente, ossobuco significa osso buraco. Isso porque no norte da Itália a carne é cortada em rodelas, junto com os ossos.

Ele deve ser cozido por várias horas, isso para ficar macio e suculento. Para cozinhar ele, você pode usar um bom vinho, legumes e temperos como você preferir.

É um prato que fica barato e muito saboroso, por isso tem conquistado muitos brasileiros.

 

 

Cacio e Pepe

Mesmo o nome sendo diferente, esse prato é um dos mais simples e apreciados da Itália, apreciado inclusive por muitos famosos.

Em sua receita se usa a massa de macarrão, melhor ainda se for do tipo espaguete; queijo pecorino romano e pimenta. Cacio significa queijo e Pepe significa pimenta, isso no idioma italiano.

 

Cannoli

É uma sobremesa da Sicília. É uma massa doce e frita em forma de tubos. Você pode rechear a massa com o doce do seu gosto.

 

Tiramisu

É uma sobremesa de origem em Treviso, região do Vêneto. Para preparar usa-se camadas de biscoitos que pode ser do tipo champagne, molhadas no café ou leite para amolecer.

É preciso formar camadas em um tabuleiro com os biscoitos que são entremeados por um creme, alguns escolhem o mascarpone, com e chamado.

Para terminar ele, usa-se o cacau em pó ou café para decorar e dar sabor.

 

Ravioli de ricota e espinafre

Outra delícia italiana é o Ravioli de ricota e espinafre. São pequeninos pasteis feitos com farinha de trigo e ovos. Para rechear você pode usar ricota e espinafre.

Alguns ainda usam a rúcula no lugar do espinafre.

 

Arancini de bacalhau

É um bolinho muito semelhante ao nosso bolinho de arroz brasileiro. Só que o italiano é feito com risoto. É preciso preparar um risoto de bacalhau.

Pronto, deixe descansar por um dia na geladeira. Depois disso, basta moldar, passar na farinha de rosca e levar para fritar.

Muito delicioso para servir como petisco.

 

Gelatto

Falar em comida italiana e não falar no gellato é quase que um “erro grave”.

Ainda no Século I, o imperador Nero já apreciava e comia sorvete, que era o gelo das montanhas coberto com frutas. Não se sabe exatamente quem criou o sorvete, mas a Itália tem um importante papel ao longo de sua história.

Hoje, há vários tipos de gelattos que é um pedido certo de quem visita a Itália, como por exemplo, o mascarpone e pera, Nocciole e o Pistacchio.

Mas claro, para algumas pessoas, o de chocolate é irresistível.

 

E você tem alguma dica de comida típica italiana que você já experimentou e nunca esqueceu?

 

Concluindo

Neste artigo você conferiu alguns pratos da cozinha italiana. Claro que é impossível listar todos os melhores pratos aqui.

E você, qual dos pratos te deu água na boca?

Corre e prepare logo o seu. Afinal, não é preciso estar na Itália para apreciar tantas delícias, não é mesmo?

E, até o próximo artigo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp