Culinária Francesa: Conheça Alguns Deliciosos Pratos Típicos da França

Culinária francesa

A França é um destino turístico muito mirado e sua culinária desperta verdadeiras paixões nas pessoas do mundo todo. Como você deve saber, uma série de pratos são atribuídos à Franca, os quais são verdadeiros atrativos turísticos.

Neste artigo queremos que você conheça alguns pratos típicos da França e saiba mais dessa culinária diferenciada e irresistível.

Confira!

Ratatouille

Entre os pratos típicos da França, temos o ratatouille.

É um prato da região da Provença, um prato que tem como base os legumes.

Após o filme de mesmo nome, esse prato ficou ainda mais famoso.

E não pode faltar nesse prato a beringela e o tomate. Hummm…

 

Creme brulée

É uma sobremesa deliciosa e preparada com creme de leite, ovos, baunilha e açúcar queimado.

É uma receita simples, mas muito apreciada e pode ser encontrada na maioria dos restaurantes da França.

 

Macarons

Eles são italianos, mas foram trazidos para a França para um casamento, de Catarina di Médici.

Esse doce foi se desenvolvendo e ganhando novas cores, recheios e novas versões, se tornando muito populares em todo o mundo.

Hoje, no Brasil é um pedido certo feito pelas crianças ao visitar uma loja que os tenha.

As lojinhas de doces mais famosas da França, com certeza comercializa os maracons.

A França, por sinal, tem até um museu dedicado a ele.

 

 

Croque-Monsieur

Resumidamente, entre os pratos típicos da França, esse prato é um tipo de misto quente, só que mais elaborado.

Como é um tipo de sanduíche, o pão é molhado no ovo, coberto com queijo. Seu recheio é com muito presunto e queijo. Alguns tostam o sanduíche na frigideira.

Nas lojas de cafés da França, com certeza, você vai encontrar um desses.  Para acompanhar, os franceses não dispensam um bom café ou café creme.

 

Escargot

Facilmente, esse prato é encontrado nos restaurantes na França. Segundo os historiadores, durante a idade média os escargots eram estocados. Os brasileiros na verdade, muitos não comem por ter certo “nojo” do bichinho…

Como muitos imaginam, sua textura não é gosmenta. E para quem ainda não apreciou, é preciso usar um garfinho para puxar a carne de dentro e comer.

E a forma como eles são preparados varia de cultura para cultura.

 

Cassoulet

É um tipo de feijoada, só que feita com feijão branco e carnes. É um prato muito popular na Franca e seu nome deriva da palavra cassole, um tipo de pote de barro tradicional, onde a comida é servida quando está pronta.

Seu preparo começa de véspera quando o feijão branco é colocado para descansar de molho junto com as demais carnes que irão para a receita, assim como os temperos, legumes e ervas.

Uma verdadeira delícia principalmente em dias mais frios, quando o prato é servido quente.

 

Bouef Bourguignon

Nada mais é que um picadinho de carne bovina, que é cozida por muito tempo, até quase virar um ensopado. Leva no seu cozimento o vinho tinto, cebola, bacon e cogumelos.

É um prato muito bom para se comer em dias mais frios. É um prato simples, de preço acessível, tradicional e muito apreciado.

 

Soup (sopa de cebola)

A sopa de cebola da França tem um sabor único e irresistível.

É um prato clássico da gastronomia francesa, inclusive a sopa gratinada servida na França foi considerada como patrimônio imaterial pela Unesco.

É uma iguaria preparada com vinho branco e leva a cobertura de queijo, geralmente do tipo Emmental.

Essa sopa é um prato típico e muito consumida no inverno, ela é servida em pequenos potes feitos de cerâmica. Para acompanhar, vem junto fatias de pão.

 

Croissant

É um verdadeiro clássico da França. Trata-se de um salgado feito a base de massa folhada e manteiga. É uma verdadeira iguaria e está presente nos cafés da manhã dos franceses.

Esse salgado você encontra facilmente nas confeitarias da França.

Inclusive em Paris, existe um concurso para premiar o melhor croissant da cidade. Nesse concurso, os avaliadores observam se a iguaria tem o formato de lua, sua cor e crosta que deve estar crocante.

 

Soufflé

Seu preparo exige certa técnica ou você nem poderá comer “rezando”, como se diz. Muitos gostam dele à base de queijo.

Seu segredo de preparo está exatamente no tempo de preparo e tempo de cozimento. Mas o prato final faz qualquer um se amarrar em seu sabor.

 

Raclete

Esse prato é conhecido por nós brasileiros como fondue de queijo. É uma tradição que veio da Suiça, mas que ganhou muitos adeptos rapidamente na França. É um prato muito consumido pelos amantes de queijo na época do inverno.

Quem aprecia esse prato, gosta dele com batata e um bom vinho.

Ah, se for no inverno, nossa recomendação é raclete, vinho e uma boa companhia!

 

Depois disso tudo, deu água na boca? São tantas delícias, não é mesmo? Claro que não exploramos todos os pratos aqui… isso se estende em outro post nosso, em outra oportunidade!

Concluindo

Neste artigo você conferiu alguns pratos da cozinha francesa. ou pratos típicos da França. Claro listamos apenas alguns pratos ou sobremesas.

E você, qual prato ou doce te deu água na boca? Conta para nós?

Corre e prepare ou compre logo o seu. Afinal, não é todo dia que estamos na França para nos depararmos com umas delícias dessas, não é verdade?

E, até o próximo artigo!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp